logo_receita.gif (2248 bytes)
acerto.receita.sijut.gif (3810 bytes)

Sistema de Informações Jurídico-Tributárias

Para facilitar sua pesquisa, no campo "Palavras no Texto" podem ser utilizados os seguintes Operadores:

 

Veja uma descrição a seguir:


E

O operador E recupera registros (artigos, itens, ementas, anexos, autoria ou fecho dos atos) que contenham os termos indicados pelo usuário. Este operador não determina em que ordem os termos estão, tampouco estabelece qualquer relação de proximidade entre eles. É certo, porém, que o registro encontrado conterá todos os termos vinculados por este operador.
   
Exemplo:

Bagagem E Isenção


OU

O operador OU permite encontrar registros (artigos, itens, ementas, autoria ou fecho dos atos) que contenham, ao menos, um dos termos indicados pelo usuário ( eventualmente, podem conter ambos os termos ).
Exemplo:

Veículos OU Caminhão


ADJ

O operador ADJ(n) permite encontrar registros (artigos, itens, ementas, autoria ou fecho dos atos) cujos termos indicados pelo usuário apareçam adjacentes entre si. A ordem dos termos especificada na busca é exatamente a que se deseja encontrar no registro.
A especificação de um número n ( entre 1 e 99 ) após o operador permite indicar a quantidade máxima de palavras admitidas entre o 1° e o 2° termo. Caso não seja especificado um número, considera-se o 2° termo vindo imediatamente após o 1°.
Exemplo:

Entidades ADJ4 Desporto


PROX

O operador PROX(n) permite recuperar registros (artigos, itens, ementas, autoria ou fecho dos atos) nos quais os dois termos pesquisados apareçam em qualquer ordem.
A especificação opcional de um número n ( entre 1 e 99 ), após o operador, permite indicar a quantidade máxima de palavras admitidas entre o 1° e o 2° termo.
Exemplo:

Ipi PROX5 Equipamento


NAO

O operador NÃO permite recuperar registros (artigos, itens, ementas, autoria ou fecho dos atos) que contenham o primeiro termo, mas não contenham o segundo.
Exemplo:

Bebida NAO Vinho


$

O operador $(n) substitui qualquer quantidade de caracteres de uma palavra.
N, de uso opcional, indica a quantidade máxima de caracteres que se pretende substituir. Em sua ausência, considera-se essa quantidade em aberto.
Exemplos:

Imun$ - busca todas as palavras começadas com " imun ".

$onstitucional - busca todas as palavras terminadas com "onstitucional".
$onstituciona$ - busca todas as palavras que contenham "onstituciona" no meio.
A$L$Z - busca todas as palavras começadas com A, terminadas com Z e com L em alguma posição intermediária.
A$3Z - busca todas as palavras começadas com A, terminada com Z, com total de cinco caracteres.